Sessões de Comunicações Coordenadas

1. HISTÓRIA, RELIGIOSIDADE E CULTURA POPULAR
Coord.: Prof. Msc. Claudefranklin Monteiro (UFS)
EMENTA:
Com vistas a reunir trabalhos que discutam a relação entre a história, a religiosidade e a cultura popular, este simpósio quer ressaltar a necessidade e a possibilidade de historiografar temas até algum tempo desprezados pela academia. Ao longo da história, a humanidade foi se diversificando e se complexando na sua relação com o sagrado, o que proporcionou inúmeras manifestações religiosas representadas em ritos, festas, devoções, procissões, cultos. Dentro da cultura popular, sobretudo a nordestina, isso se torna ainda mais fascinante, despertando interesses não só de neófitos pesquisadores bem como historiadores consagrados, a exemplo de Jacques Le Goff com sua obra sobre São Francisco de Assis. Assim, nessa proposta de simpósio estaremos atentos a trabalhos não só na seara do cristianismo católico, como também protestante, além de outras formas de manifestação do sagrado na história.

2. POPULAÇÕES AFRO-DIASPÓRICAS: UM CAMPO DE ESTUDOS E PESQUISAS
Coord.: Prof.Dr. Petronio Domingues (UFS)
EMENTA:
Esta sessão de comunicações coordenadas tem o intuito de constituir um espaço de intercâmbio de pesquisas que abordem experiências de africanos e seus descendentes nos séculos XIX e XX, do ponto de vista de trajetórias individuais, ações coletivas, sociabilidades familiares, comunitárias e étnicas. Pretende-se discutir tanto o período escravista como, principalmente, o pós-abolição, em suas continuidades, rupturas e nas mais diversas especificidades, contemplando temas como associativismo negro (irmandades, clubes sociais), trabalho, economia, política, cultura, religiosidade, ensino da história da África e da cultura afro-brasileira, remanescentes de quilombos, relações de gênero, conexões afro-diaspóricas etc.

3. ENSINO DE HISTÓRIA
Coord.: Prof. Dr. Itamar Freitas (UFS)
EMENTA:
O Grupo de Trabalho “Ensino de História” reunirá, exclusivamente, estudantes (de graduação e pós-graduação) e profissionais envolvidos em investigações de temários considerados fundamentais para o exercício da docência em História, tais como: aprendizagem histórica do professor; História da historiografia didática; relação História escolar-História acadêmica; saberes históricos docentes; competências e expectativas de aprendizagem; dispositivos legislativos e políticas públicas destinadas ao ensino de História; currículos; aprendizagem histórica de crianças, adolescentes e de adultos; conteúdos conceituais históricos; métodos de ensino; livros didáticos e paradidáticos de História. Para promover uma ampla divulgação do evento e melhor aproveitar as discussões do GT, solicita-se que os participantes efetuem suas inscrições, remetendo resumo e trabalho completo.

4. CULTURA URBANA, COTIDIANO E PODER NO OITOCENTOS:  CONFIGURAÇÕES DA MODERNIDADE
Coord.: Prof. Msc. Waldefrankly Rolim (UNIT)
EMENTA:
O objetivo deste simpósio é tratar dos temas urbanos que envolvem as cidades e vilas brasileiras no século XIX. Nesse ínterim, pretendemos discutir as questões que compreendem a construção dos espaços urbanos e os múltiplos valores que estruturam os sentidos de modernidade.  O foco reside (1) nas relações de poder estabelecidas no cotidiano das populações urbanas, (2) na identificação das contradições residentes nos processos de normatização das populações durante o oitocentos e (3) nas apropriações e representações que orientam as práticas dessas populações sobre esses processos e ambientes. Assim, inclui-se neste simpósio os estudos sobre as estruturas e condições da vida urbana, os processos de urbanização, os valores e representações sobre a modernidade (científicas ou não), bem com as problemáticas das exclusões sociais, culturais e políticas que envolvem esses espaços e das táticas desenvolvidas pelos seus usuários e consumidores nesse processo.

5. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR NO NORDESTE DO BRASIL
Coord.: Profa. Dra. Célia Costa Cardoso (UFS); Profa. Dra. Lucileide Costa Cardoso (UFRB); Prof. Msc. José Vieira da Cruz (UNIT)
EMENTA:
O propósito dessa sessão de comunicação coordenada é aglutinar pesquisadores da área de história contemporânea a respeito de discussões relacionadas à ditadura militar no Nordeste do Brasil. Enquanto espaço de debate essa sessão visa à divulgação de novas pesquisas que dão conta de explicar as dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais da realidade do Nordeste no contexto dos anos 60, 70 e 80.  Essa proposta parte da perspectiva de que a produção historiográfica da ditadura militar nesta região vem adquirindo expressiva significância apresentando novas abordagens teórico-metodológicas amparada em problemáticas inovadoras e em fontes históricas diversificadas. A maioria dos trabalhos concentra suas análises em documentos confidencias ou sigilosos dos órgãos de segurança e repressão – cuja consulta tem sido permitida de forma lenta e controlada –, em memória escrita publicada e entrevistas concedidas por pessoas que vivenciaram esse período da história recente do país. Em termos teórico-metodológicos essa sessão estabelece como eixo central a relação memória e poder em diferentes temporalidades, analisada na perspectiva dialética da lembrança e do esquecimento.

6. ECONOMIA, PODER E SOCIEDADE NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL
Coord.: Prof. Dr. Augusto da Silva (UFS)
EMENTA:
Em cada época a historiografia ressignifica o passado com base em suportes teóricos, metodológicos, práticos e, também, ideológicos do seu tempo. Novas temáticas e problemas são colocados, e objetos já tradicionais são também revisitados por questões originais feitas pelos historiadores. O estudo do passado é também, necessariamente, um estudo da historiografia. Nesta Sessão de Comunicação Coordenada busca-se congregar pesquisas históricas, em andamento, ou já realizadas, que desenvolvam estudos sobre o Brasil colonial e imperial em suas múltiplas e complexas relações econômicas, políticas e sócio-culturais.

7.DITADURA MILITAR NO BRASIL: TEORIAS, FONTES E PESQUISAS
Coord.: Profª  Drª Sandra Regina Barbosa da Silva Souza (Universidade do Estado da Bahia XVIII); Profª Msc. Cristiane Soares de Santana (Faculdade da Cidade do Salvador)
EMENTA:
Atualmente tem se ampliado os estudos sobre  Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) - sobretudo fora do eixo Rio-São Paulo -  utilizando-se de modelos teóricos, metodológicos, fontes, instrumentos de pesquisa e arquivos diversos. A realização deste Simpósio Temático pretende ampliar o dialogo entre historiadores que se dedicam  ao desenvolvimento da historia do regime militar no Brasil e fomentar o aprimoramento de métodos e tratamento critico das fontes e de acervos documentais públicos e/ou particulares visando a ampliação de objetos sobre o período. 

Coord.: Profª Msc. Sheyla Farias (UPE); Profª. Esp. Mariana Emanuelle Barreto Gois (UEFS)
EMENTA:
A preocupação central desta Sessão de Comunicações Coordenadas é tornar-se um fórum para apresentação, debates e avaliação das pesquisas desenvolvidas no campo da história sociocultural, entendido de forma ampla. Discussões em torno das vivências dos diferentes indivíduos, ações cotidianas, vida privada, construção de redes sociais, questões relativas à gênero, infância, família, escravidão, cotidiano, sexualidade, violência e práticas culturais terão foro privilegiado, visto que objetivamos  promover reflexões sobre os novos objetos da história, contribuindo assim para a construção e o enriquecimento do diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes interessados nas temáticas abordadas.

9. INTERFACES DO SAGRADO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E RELIGIOSIDADES
Coord.: Prof. Msc. Magno Francisco de Jesus Santos (FJAV); Profª Esp. Ane Luíse S. Mecenas (UFBP)
EMENTA:
Os estudos sobre o universo religioso tem sido uma das tônicas das investigações mais recentes no campo da História. As diferentes expressões da religiosidade se tornaram objeto de estudo dos historiadores, provocando a emergência de estudos significativos, com interpretações surpreendentes. Essa sessão de comunicações tem como tema central de discussão os estudos acerca das diferentes perspectivas de religiosidades. Trata-se de um campo de discussão sobre as novas perspectivas teórico-metodológicas a respeito da temática.


10. HISTÓRIA E NATUREZA
Coord.: Profª. Msc. Valéria Maria Santana Oliveira (CESAD/ UFS)
EMENTA
Os estudos acerca das relações entre Natureza e História vêm ganhando cada vem mais espaço no Brasil e nos cursos de história. Isto é certamente resultado da tentativa de adequar a formação do historiador aos debates atuais acerca das questões relacionadas a crise ecológica atual que afeta a todos nós indistintamente. Esta sessão de comunicações visa abarcar portanto, trabalhos que dêem conta de várias temáticas, a saber: História, meio ambiente e cinema; As imagens da natureza na historiografia brasileira; História e paisagens; O conceito de sertão enquanto categoria explicativa na História do Brasil; Patrimônio natural e meio ambiente histórico; Sociedade, Natureza e História.